domingo, 14 de setembro de 2008

Relíquias

Relicário com fragmentos da Santa Cruz.


Lendo uma edição antiga da Voz Diocesana, informativo da Diocese da Campanha MG, encontro um artigo sobre a visita das relíquias de Santa Margarida Maria Alacoque no centenário da Diocese. Lembro também que anos atrás, nossa diocese e paróquia receberam a visita das reliquias de Santa Teresinha. Festas bonitas. Carreata. Bastante fiéis. Muita devoção.

Agora o que não consigo entender é que encontra-se e  nossa paróquia outras reliquias de santos que ficam "mofando" na capela da Santa Casa. Ninguém dá a mínima. Isto se já não se perderam com as obras e abandono da capela. Lembro-me que ali estavam relicarios com ossos de Santa Santa Luiza de Marilac, Santa Catarina Labouret e São Vicente de Paula (as reliquias deste santo foram encaminhadas à Vila Vicentina, segundo informações). Além de um pedaço das vestes de São Pio X e da Santa Cruz (esta é de grande raridade). 

Na Catedral foi resgatada recentemente uma reliquia de Santo Antônio de Pádua. A qual é exposta todas as terças-feiras para devoção dos fiéis. Louvável atitude de nossos queridos pároco Pe. Marquinho e vigário Pe. Bruno.

Quanto as reliquías da Santa Casa, penso que deveriam receber uma atenção especial, principalmente a da Vera Crux, fragmento do Madeiro Sagrado onde foi elevado nosso Salvador. Não consigo entender porque tanta festa e tanta agitação quando recebemos a visita de reliquias que vêem de fora e tamanho desprezo pelas que temos aqui.

A não ser que estas reliquias não sejam verdadeiras. Que não sejam autênticas. Mas ai outra questão: nossos antepassados foram iludidos?

Fonte da imagem ilustrativa: Site São Josemaria Escrivá

10 comentários:

Anônimo disse...

É que coisa!brasileiro tem manina de coisas importadas e na questão espiritual n é diferente. Cai no ditado, santo de casa n faz milagre.

Anônimo disse...

quis dizer mania. rsrrs

osátiro disse...

Rezemos pelos católicos perseguidos no Paquistão.

Notícias de:
"Zenit O Mundo Visto de Roma":

Paquistão: cristãos vivem atemorizados e em constante ameaça [2008-09-01]



Papa a bispos do Paquistão: colocai Eucaristia no centro [2008-06-19]

Ser cristão no Paquistão «é muito difícil», diz arcebispo [2008-06-18]
Bispos paquistaneses se encontram em Roma para a visita «Ad limina»

Quarto trabalhadores da Cáritas Paquistão gravemente feridos em atentado [2008-03-11]
O cardeal Maradiaga, presidente da Cáritas, expressou sua «profunda tristeza»



Paquistão: «a comunidade cristã sente-se muito insegura e ameaçada» [2007-12-13]


Aumenta fundamentalismo islâmico no Paquistão [2007-11-15]
As minorias religiosas sofrerão ulteriores violências, denuncia Fides

Cristãos no Paquistão: vítimas de discriminação e perseguição religiosa [2007-08-21]

Theophilus disse...

Eu sempre quis saber por que as fotos do Titulus Crucis mostram a escrita sempre de trás para frente. Alguém tem alguma idéia?

Giovani Rodrigues disse...

boa observação. Sabe que nunca tinha notado?

Richard Macedo disse...

Olá Eurico lendo seu blog, vi seu texto sobre relíquias.
Um trecho me chamou muita atenção:
"Agora o que não consigo entender é que encontra-se e nossa paróquia outras reliquias de santos que ficam "mofando" na capela da Santa Casa. Ninguém dá a mínima. Isto se já não se perderam com as obras e abandono da capela"...
"Além de um pedaço das vestes de São Pio X...

Estas palavras me chamaram atenção pelo fato de que a comunidade que Participo o nosso patrono e padroeiro e São Pio X. Fiquei muito curioso em saber que tem uma relíquia de São PioX em sua Diocese.

"Mofando" foi uma palavra muito forte ao se tratar de tão importantes relíquias.

Gostaria de saber se existe alguma forma fazer uma exposição, ou até trans essa relíquia de São PioX que esta "mofando".

Graça e Paz da parte de nosso Senhor Jesus Cristo

Richard Macedo - richardbit3@hotmail.com

Erick Sávio disse...

paz e bem santo(a) irmão(ã), Sou aspirante franciscano integrante do blog união de blogs catolicos, na procura de blogs catolicos conseguimos le encontrar e neste momento tenho uma grande alegria de informar que você foi mais um dono de blog catolico convocado a cotribuir para o blog UNIÃO DE BLOGS CATÓLICOS que tem como iniciativa principal divulgar os blogs católicos existentes em nossa web.

pra contribuir para o site basta que você aceite colocar o link de nosso blog em seu blog, informamos que o seu blog já esta sendo divulgado por nós, no entanto a evangelização e divulgação de seu blog em nosso sitema já esta acontecendo e sendo feita, estamos disponibilizando e divulgando seu blog para toda a web,le informamos que a cada atualização seu blog irá estar sendo divulgado mais amplamente. AJUDE-NOS SANTA PESSOA POIS NOS AJUDANDO VOCÊ IRÁ ESTA DIVULGANDO OUTROS BLOGS CATÓLICOS QUE PRECISAM DE NOSSA AJUDA.

link do nosso site: www.uniaocatolica.blogspot.com/


informamos também que nós estamos trabalhando no projeto de modernização de blogs, então se você desejar modernizar seu blog e deixa-lo com uma aparéncia mais bela e leve, você pode nos solicitar e nós faremos isso para você, e você irá escolher o modelo novo de seu blog a cor e outras alterações que você deseje fazer.

Mas isso só depende de você! venha ser mais um irmão a contribuir com nosso projeto.

Giovani Rodrigues disse...

Richard,

na ralidade meu nome é Giovani, Euricozine é o nome do blog. Demorei para responder-lhe pois estava viajando e logo que cheguei fui buscar informações mais seguras sobre a relíquia de S. Pio X. O ministro extraordinário que é enfermeiro na capela da Santa Casa, está de licença por motivos de saúde. Logo volta a trabalhar e disse-me que a capela será reformada. Aí teremos acesso às relíquias e de preferência acompanhados de um padre. Ele ficou na dúvida se realmente é de S. Pio X. Não pode dizer com precisão. Aguardemos.

Quanto à palavra "mofando", se foi usada de maneira forte, é exatamente este o efeito que pretendia, para manifestar minha indignação. E posso te garantir que é literalmente o que deve estar ocorrendo com as relíquias. Lamentemos.

Abraço e fica com Deus.

Giovani Rodrigues disse...

Theophilus,

Caro amigo,

depois de muito tempo, penso ter encontrado a resposta com um amigo católico, historiador, para sua/nossa curiosidade: os judeus, pelo fato de escreverem da direita para a esquerda, se acostumaram. Ao escrever em grego e latim, mantiveram o costume.

Veja este site: http://webs.ono.com/sepulcro2004/titulus2.htm

abraço, fica com Deus e obrigado pela participação no Euricozine. ( www,euricozine.blogspot.com )

Dennys Silva-Reis disse...

Interessante