Religião não salva. Quem salva é Cristo, que fundou a Igreja católica como instrumento da sua salvação. O Cristo que salva fala e a age na sua Igreja. É ela quem guarda e transmite a Palavra do Cristo que salva; foi nela que nasceram e foram conservados os livros das Sagradas Escrituras, é nela que recebemos os sacramentos que o Cristo que salva instituiu para a nossa salvação.
Nela somos batizados, nela celebramos e recebemos a Eucaristia, nela somos povo de Deus, nela somos corpo de Cristo e templos do Espírito. Não agrada e não pode agradar o Cristo quem permanece fora dessa Igreja una, santa, católica e apostólica, na qual habita o Espírito Santo.
Esta Igreja, Cristo a entregou a Pedro e aos Apóstolos, cujos sucessores únicos e legítimos são o Bispo de Roma, a quem chamamos Papa, e os Bispos legitima e validamente ordenados, em comunhão com ele. Aqueles que dizem, de modo enganoso e arrogante, que religião não salva, é porque sabem que sua religião é obra humana e não tem autoridade nenhuma! Repito: religião não salva; quem salva é Cristo que fundou a Igreja católica!
Padre Henrique Soares da Costa, da Igreja Arquidiocesana de Maceió.