terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental



Estou lendo um livro delicioso. É de autoria de Thomas Woods Jr: "Como a Igreja Católica construiu a Civilização Ocidental". 

O mais impressionante é que nunca aprendi isto na escola. A esmagadora maioria dos professores são tendenciosamente marxistas/socialistas (alguns nem sabem que o são!) e seu objetivo é denegrir descaradamente a Idade Média, a Idade da Luz. Isto porque foi uma era histórica predominantemente católica. E sem a Igreja, fatalmente não teríamos um mundo desenvolvido como o temos hoje.

Estou apenas no começo e fiquei sabendo de coisas inventadas pelos monges tipo:  champanhe,  relógio, planador, relógio astronômico, sistema hidráulico (moer, peneirar, lavar roupa, cutelaria, produção de cerveja, entre outros num mesmo arroio dentro dos muros de abadias). Criação de universidades e escolas, técnicas de cultivo e produção agrícola, etc.
Também devemos aos monges, mais especificamente a Alcuíno, a criação da minúscula carolíngea, que "popularizou" a escrita que usamos até hoje (espaço entre as palavras e pontuação).
Quem gosta de história deveria ler este livro. Principalmente aqueles que perderam seu precioso tempo lendo as falácias de Dan Brown.

Como a Igreja Católica construiu a civilização ocidental.

Nenhum comentário: