terça-feira, 25 de outubro de 2011

Batismo do café - Imbecilidade no Enem 2011

Questão fútil, irrelevante e sem base nenhuma que verifiquei no caderno do Enem (clique no link para ver o caderno na íntegra) prestado por meu filho neste final de semana:

Questão nº 40

"O café tem origem na região onde hoje se encontra a Etiópia, mas seu cultivo e consumo se disseminaram a partir da Península Árabe. Aportou à Europa por Constantinopla e, finalmente, em 1615, ganhou a cidade de Veneza. Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma "bebida verdadeiramente cristã". THORN, J. Guia do café. Lisboa: Livros e livros, 1998 (adaptado)

A postura dos clérigos e do papa Clemente VIII diante da introdução do café na Europa Ocidental pode ser explicada pela associação dessa bebida ao

A) ateísmo

(B) judaísmo
(C) hinduísmo
(D) islamismo
(E) protestantismo"

De onde tiraram esta coisa ridícula? Papa batizando uma planta... Como pode uma mentira deste tamanho ser questão de uma prova que dá entrada ao mundo acadêmico? A Educação no Brasil não é séria. Definitivamente.

Giovani Rodrigues

6 comentários:

Anônimo disse...

Os organizadores do ENEM deveriam ler Fernand Braudel! Em sua obra "Civilização Material, Economia e Capitalismo - séculos XV-XVIII", volume "As Estruturas do Cotidiano", p. 228, o historiador explica a entrada do café na Europa; Paul Freeman também comenta em seu livro "A história do sabor", e não há nenhum papa nessa estória!

Professor Ricardo da Costa

Giovani Rodrigues disse...

‎"Quando o café chegou à região europeia, alguns clérigos sugeriram que o produto deveria ser excomungado, por ser obra do diabo. "

o que significa "excomungar"? não estar em comunhão. primeira idiotice. como pode excomungar algo que nem está em comunhão? ou seja o café não era ainda "cristianizado", segundo o mesmo texto sofista do Enem.

Giovani Rodrigues disse...

"O papa Clemente VIII (1592-1605), contudo, resolveu provar a bebida. Tendo gostado do sabor, decidiu que ela deveria ser batizada para que se tornasse uma "bebida verdadeiramente cristã""

Batismo na doutrina católica é apenas a homens. nunca a plantas, pedras ou chipanzés. segunda idiotice e ignorancia do imbecil que organizou a prova.

Giovani Rodrigues disse...

podemos continuar: de onde os comunistas que organizaram o enem tiraram esta informação? qual documento da Igreja eles citaram para provar sua mentira? citar um historiadorzinho português (que nem é conhecido), mas deve adorar caluniar a Igreja fica fácil.

se fossem sérios e quisessem realmente fazer uma prova honesta, era só citar a fonte real: ou seja algum documento do vaticano que afirma esta besteira sem tamanho. mas não como todo bom comunista, adora caluniar e inventar com o intuíto único de zombar daquela que é a construtora da civilização ocidental.

Cadu disse...

Enem é uma idiotice: Feito por idiotas, com perguntas ridículas para provar a inteligência de alunos pífios que se tornam ridículos ao ejacular esse tipo de conhecimento nas rodinhas de pseudo-intelectuais!

Anônimo disse...

o enem é simplesmente rídiculo,com questões idiotas como essa do café,questões que nao têm nada a ver com o conhecimento do ensino médio, quem defende o enem é mais idiota ainda que o próprio exame.