domingo, 30 de outubro de 2011

Lula e a Saúde.

Foto: Paulo H Cremoneze
Comentário do amigo Paulo Henrique Cremoneze* no Facebook:
Com muita delicadeza e cuidado escreverei este comentário.

Ninguém deve ficar realmente feliz com a enfermidade grave de um inimigo. Não suporto o Lula e acho bom para o Brasil e para o mundo que ela suma do mapa, mas não posso tripudiar sobre o câncer dele por dois motivos: 1) respeito e 2) prudência

1) RESPEITO aos amigos que passaram ou passam pela doença ou têm familiares vitimados ou sofrendo seus efeitos nocivos;

2) PRUDÊNCIA: pois amanhã, eu mesmo dela poderei ser vítima ou ter alguém próximo e amado.

Vejam os amigos que nem cheguei a invocar a fé em Deus, no meu caso o catolicismo, porque reconheço que talvez em se tratando de Hugo Chavez, Fidel Castro, Lula, Dilma, eu me deixasse seduzir pelo sentimento farisaíco e teologicamente incorreto de "castigo de Deus ou justiça Divina aos ímpios".

Bem, todos sabemos que por meios lícitos ou ilícitos o Lula tem condições financeiras, desde que fundou o PT, para arcar com o tratamento médico num hospital de ponta como o Sírio-Libanês.

Mas, como ex-Presidente e figura pública, alguém que entre outras imbecilidades disse que o Brasil, hoje, é melhor que a Europa e os EUA, alguém que arrota ter mudado o país para melhor em tudo, ele não deveria dar o exemplo e, confiando no gestor público, a tara de todo socialista, inimigo da iniciativa privada e das privatizações, e tratar-se na rede pública de saúde, no SUS?

Os socialistas e marxistas não são coerentes: berram contra o sistema capitalista mas adoram iphones, ipads, hospitais particulares, vinhos caros, bons restaurantes, enfim, são mal-nascidos ou despidos da meritocracia e, portanto, auto-condenados ao fracasso. Amargos e recalcados, invejam as "elites" e se encastelam nos meios públicos para conseguirem o que são incapazes de conseguir pelo berço, pelo nome ou pelo mérito, em síntese, trabalho honesto, mas no fundo, no fundo, tudo o que querem é estar no mesmo clube dos que invejam e satanizam, mesmo que seja pelas portas dos fundos, já que sempre lhes faltará algo: honra!

Lula, vá para o SUS e aí sim até rezarei por você!
 *Paulo Henrique Cremoneze é Mestre em Direito Internacional e Teólogo. Mora em Santos, SP.

12 comentários:

Anônimo disse...

Precisamos separar duas questões.

A primeira é querer que Lula tenha a coerência de Faraday, ao entrar numa gaiola para ser submetida à descarga elétrica de um raio, para demonstrar suas afirmativas sobre blindagem eletrostática.
Concordo que Lula deveria usar o SUS para demonstrar suas afirmativas sobre o sistema de sáude pública do Brasil, após seus oito anos como presidente.

Outra coisa é a afirmativa: "Os socialistas e marxistas não são coerentes: berram contra o sistema capitalista mas adoram iphones, ipads, hospitais particulares, vinhos caros, bons restaurantes, enfim, são mal-nascidos ou despidos da meritocracia e, portanto, auto-condenados ao fracasso.".
Neste caso, o articulista, para ser coerente com seu próprio raciocínio, não poderia usar roda, nem beber bons vinhos, criações não-capitalistas.
Sem contar com HDs das tevês modernas, criados na China...

Ipod, ipad, iphone e outros aparatos tecnológicos são criações humanas, como tantas outras, de diferentes modos de produção.

A ignorância primária e rasteira do articulista neste assunto o desmerece e o descredencia.

Manoel Carlos

Mirthes disse...

Assino embaixo e se depender de mim, Lula viverá mil anos, mas de preferência calado, sem falar tantas heresias. Amém!
Mirthes Oliveira

Marcelo disse...

Se todos fôssemos obrigados a usar o SUS, eu assinaria embaixo de seu texto como se fosse uma petição pública. A questão é que não funciona assim. No Congresso Nacional tramita um projeto de lei de autoria do Senador Cristovam Buarque (PDT), que obriga os mandatários a utilizar o sistema educacional público. Caso seja aprovado será um avanço que eu também gostaria de ver no quesito saúde. Infelizmente em nosso país, essa lei não existe para ninguém e muito me admira um mestre em Direito internacional e Teólogo como o senhor, querer fazer esse debate rasteiro e sujo de maneira tão desavergonhada.

Quanto ao fato dos comunistas gostarem de coisas caras, me recordo um fato ocorrido com Oscar Niemeyer.
Conta o grande artista da Arquitetura que certa vez, numa festa, uma repórter, bastante jovem abordou-o com uma expressão de surpresa, questionando:

- Niemeyer, você não é comunista?

- Sim, sou comunista.

- Mas comunista toma whisky escocês?

- Eu sou comunista porque quero socializar as riquezas, não a pobreza.

Esse pequeno episódio resume a opinião da qual partilho, com muito orgulho e consciência tranquila de que querer o melhor não é nenhuma contradição para nós.

Comecei a militar no partido comunista aos doze anos de idade e sempre me esmerei em estudar os teóricos, na medida do possível, fossem eles de esquerda ou direita, porque para criticar é preciso conhecer. Se o senhor houvesse lido Marx e Engels o suficiente, conheceria e compreenderia a máxima em que eles resumem seu desejo de sociedade:

“De cada um de acordo com a capacidade, para cada um de acordo com a necessidade.”

Em um certo trecho, o Senhor coloca em questão com muito orgulho o fato de ser católico e não poder tripudiar do estado de saúde do ex-Presidente por respeito aos amigos que sofrem com a doença e por prudência em existir a possibilidade sofrer com ela no futuro.

O senhor não sabe sequer, ser cristão.

E eu nem estou falando de dogmas religiosos, estou falando da filosofia cristã, que considera todos de modo fraternal, que nos ensina o valor do outro, que mostra que o caminho da felicidade é coletivo e não individual e que o trabalho dignifica o Homem.

Espero que aprenda um dia…

*A RESPOSTA ACIMA ESTÁ PUBLICADA AQUI: http://marceloserradiniz.wordpress.com/2011/11/01/lula-sus-dois-episodios-e-uma-citacao/

Nehemias Fernandes Jaques disse...

Certamente o doutor é daquelas pessoas invejosas que, apesar de ter sentar em bancos de faculdade tem o QI limitado e, tem raiva de nordestino, deve pertencer a Plutocracia paulistana e ai, destila sua sanha, infelizmente isso é tipico de pessoas que pensam pequeno.

Guarda Municipal Valter Alves - Recife disse...

Vamos deixar de toda essa troca de farpas e ir pras ruas exigir dos aproveitadores do poder compromisso e responsabilidade para com os eleitores antes que todos nós caia no mesmo buraco do SUS, porque ninguém sabe do futuro a não ser Deus e se nós não nos unirmos por objetivos cumuns, estaremos circulando no mesmo lugar vendo os menos favorecidos morrerem a cada dia igual aos países africanos que todos sabem onde está o erro e ninguem faz nada!

Avance Seguros disse...

Emanuel

Sou Nordestino e Cristão
Nada mais justo que aquele que proclamou aos quatro cantos que o Brasil possui o melhor sistema de saúde do mundo, experimentasse do seu próprio remédio.
Quanto aos filósofos dos ideais socialistas. Continuem a beber uísque escocês 12 anos e fumar charuto Cubano em seus clubes fechados e associações elitistas, ou melhor, vão para o paraíso de Cuba.
Orgulho de ser Nordestino.
Um pais rico é um pais sem corrupção.

Anônimo disse...

Eu não desejo um mal desse para ninguém. Mas quando soube do ocorrido foi logo o que pensei se fosse alguém que dependesse do SUS talvez não tivesse chance, considerando que já estamos em novembro dificilmente conseguiria marcar uma consulta com oncologista, ou melhor, a doença ainda não teria sido descoberta, que marcasse uma tomografia ou ressonância levaríamos em torno de 06(seis) meses, tenho eu como exemplo esperei 06(seis) meses para marcar uma mamografia, logo eu que tenho mamas densas, graças a Deus estava tudo bem. Por outro lado quem tem seus planos de saúde corra logo enquanto há tempo.

Anônimo disse...

O LULA vai sair dessa , não porque ele mereça ,mas sim pelo fatos dos médico do hospital S.Libanes serem bons e ele nã está na fila do SUS,agora ele calado seria um sossego .

Tania Xavier disse...

Tbm concordo com vcs, trabalho no SUS, na parte burocratica e muita vezez não temos nem grampo, precisamos comprar para trabalhar, isso é so um pequeno detalhe do que se passam no SUS. Vem tbm outros politicos querem bloquear as nossas mensagems nas redes sociais. Se esses desvios de verbas que acontecem, fossem devolvidos e investidos na saude, LULA não teria necessidade de ir para o Sirio Libanês .... enquanto isso continuamos pagando impostos para que eles desfrutem das maiores mordomias ..... Isso é BRASIL !!!!!

EVANDRO RAMALHO disse...

Precisamos ser coerentes nas nossas posições, quando gostamos de praia, compramos uma casa na praia, quando gostamos de fazendas compramos no interior, etc, etc, etc.
Portanto se somos comunistas devemos ir morar em algum lugar cujo regime seja este e não ficar enchendo a paciência de quem não é.

borba disse...

amigos,

muito boa a resposta do grande arquiteo de Brasilia, o foco é nivelar por cima, distribuir riqueza por cima, padrao de vida por cima, aí sim estaremos eliminado a imensa miséria que assola nosso pais.
Corrupção é apenas um dos pontos, temos muito mais que melhorar, precisamoster decisão de nossos governantes (municipio, estado, presidente), em belo exemplo disso é a grana que vao gastar na copa, vai ficar tudo bonito, e depois? este depois é que tem que ser mantido e multiplicado, temos que virar a cabeça dos brasileiros para que todos queriam este clima de organização da copa em TODAS as cidades do Brasil, temos que nos nivelar pelo melhor.
Porisso Lula está no Sirio.

Borba

Anônimo disse...

O pensamento é coerente. O Blog excelente. Parabéns!